terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Professor da Família



Durante a campanha eleitoral de 2008, como candidato a vereador, apresentei várias propostas de trabalho para o Município de Brazópolis. Gostaria de destacar aqui uma delas: o projeto proposto do Professor da Família, de similar funcionamento e objetivo ao do programa Médico da Família. Ontem, ao ler as notícias nos jornais diários sobre educação, deparei-me com a feliz e providencial notícia do MEC sobre a possível implantação de um projeto que, coincidentemente se alinha e se identifica  com a proposta que apresentei em 2008. É bom saber que o novo Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, tem a visão e a sensibilidade de identificar o quão necessário e importante é a aproximação da escola, da educação junto a família brasileira. O caminho para a melhoria da educação é este Sr. Ministro. A escola deve ir até o seio da família dos aunos, o local mais íntimo, verdadeiro e seguro do povo brasileiro.
Abaixo segue a matéria publicada no jornal Folha de São Paulo.
07/02/2012 - 20h01

MEC pode implantar projeto em que professores visitam alunos

RENATO MACHADO
DE BRASÍLIA


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira que pretende implantar um projeto no governo federal no qual os professores visitam os alunos em suas casas.
A medida foi citada por Mercadante ao apresentar o novo secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari. Quando era secretário da Educação de Taboão da Serra, na região da Grande São Paulo, Callegari instituiu um programa que pagava uma remuneração extra aos professores por cada aluno visitado.
Os resultados apontaram que os estudantes visitados tinham desempenho até 80% acima dos demais alunos que não receberam os professores em casa.
"Eu tive a oportunidade de conhecer de perto a experiência que ele esteve a frente do município. Algumas coisas chamaram muito a atenção, principalmente uma ideia inovadora que nós queremos trazer para o ministério", disse o ministro, que logo em seguida explicou o programa.
"Eram professores que ajudavam no acompanhamento pedagógico e trabalhavam inclusive visitando a casa dos alunos, procurando aproximar mais as famílias da escola e com isso tendo um processo de aprendizado muito mais equilibrado, muito mais homogêneo, muito rico", completou.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/saber/1045454-mec-pode-implantar-projeto-em-que-professores-visitam-alunos.shtml